Tradição musical de Moçambique com a Dança Mapiko.

Foi da comunidade Makonde que surgiu a dança Mapiko. Os Makondes vivem ao norte de Moçambique e Sul da Tanzânia, região da África Oriental. A comunidade vive da própria agricultura e da confecção de esculturas em madeira como arte tradicional. Há grande probabilidade de que eles são pertencentes ao povo Bantu. Estão instalados próximo à fronteira entre Moçambique, Malawi e Tanzânia. Essa informação da origem deles se dá pela semelhança de documentos registrados e orais com o povo Chewa. Após muitos anos, sem dados específicos, mas já no século XX, as terras onde viviam foram dominadas pelos portugueses, pois esses estavam colonizando Moçambique.  O fato de terem ficado tantos anos isolados não impediu que os Makondes conseguissem manter fortemente a tradição do povo até a chegada dos portugueses. Infelizmente, com o passar dos anos, a cultura perdeu um pouco a sua força, mas não totalmente. A religião tradicional também se manteve dominante por um longo período, até que a partir de 1930 o cristianismo chegou à comunidade e não teve como acontecer algumas mudanças religiosas.

mulher_makonde_400Mulher Makonde

Os Makondes são muito preocupados e cuidadosos com a estética em todos os aspectos, desde as máscaras, esculturas, objetos até o caminho por onde dá acesso às aldeias. Os objetos que usam são muito bem cuidados artisticamente porque dão bastante importância para a beleza das coisas. Por considerarem a vida como um processo de fenômenos que acompanham o desenvolvimento do homem e sua ligação com o mundo dos espíritos ancestrais, eles utilizam as máscaras, figurinos e outras formas de esculturas em madeira como tradição para representar a crença no mundo sobrenatural.

MASCARAS (1)  Máscaras da Dança Mapiko

Como muitos povos africanos, os Makondes mantêm seus rituais, consideram-nos de extrema importância para a vida dos membros da comunidade, como o rito de iniciação feminina e masculina. Na iniciação masculina, eles usam a dança tradicional mais importante para a cerimônia: o Mapiko. Essa dança tem um papel tão fundamental para os Makondes que na preparação do ritual de iniciação percebe-se uma onda de mistérios e segredos. Inclusive, nem o nome do dançarino é divulgado. O dançarino usa uma máscara com expressão de homem (simboliza o espírito de um defunto invocado) ou animal (coelho, leão, cão, leopardo, hiena), ao som dos tambores ele executa passos diversos sempre de acordo com o ritmo que estão tocando. Ao final da dança, é encenada uma perseguição e fuga entre o dançarino e os aldeões. Além disso, a dança Mapiko também tem a função lúgubre, em caso de morte de algum membro da comunidade e em algumas cerimônias de investidura de chefes clânico-linhageiros (vahumu).

mapiko4Dança Mapiko – Foto: Sapo.pt

Quando os portugueses chegaram e notaram o talento e técnica dos artistas ao esculpirem as máscaras, por exemplo, logo se aproveitaram da situação para fazê-los criar peças de imagens de santos e personalidades da cultura portuguesa. Como sempre chegaram se apropriando das terras alheias naquela época, os colonizadores logo se juntaram para organizar a produção dessas artes criando também novos temas. Essa nova fase não foi positiva ao artesão Makonde porque esse artista estava habituado a ser um camponês que esculpia. Com a chegada dos colonizadores, a atividade mudou a rotina porque ele tinha que fazer as esculturas o tempo todo de acordo com as novas demandas impostas pelos colonizadores. Mas, independentemente das influências culturais externas, os Makondes sempre lutaram por manter tradições que é fundamental para a comunidade até os dias atuais.

Depois dessa prévia sobre a dança, vamos assisti-la na prática por meio do vídeo a seguir:

Mapiko – Dança Tradicional de Moçambique

 

 

Fontes:

MMO Moçambique

Moçambique Tradicional

Sapo

Visit Mozambique

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: